Pinatton
 
DIGITO   Livraria  :  Cartoon  :  Opinião  :  Fórum  :  Primeira página  
Tecnologia  :  Software  :  Jogos  :  Caderno  :  Web  :  Formação  
 
  Digito por email
Receba gratuitamente indique o seu email
 
  Links relacionados
Opera Software

Opera 5.0

Opera 4 : o browser rebelde

 
  Pub
 
  Pesquisar
 
Apoio Clix

Símbolo de Acessibilidade na Web
  S O F T W A R E Índice   Notícias   Artigos
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

  11/12/2000 - Rui Guerra Enviar por email   Versão impressora
Browser Opera em versão gratuita
 
  Browser Opera em versão gratuita A Opera Software está, desde o passado dia 6 de Dezembro, a disponibilizar uma versão gratuita do seu famoso browser ''rebelde'', o Opera 5.0. No entanto, terá que ver publicidade enquanto navega. Apesar disso, esta pode ser uma boa forma de conquistar quota de mercado aos browsers dominantes, nomeadamente o Internet Explorer e o Netscape.

A nova versão apresenta algumas melhorias relativamente às versões anteriores. Continua fiel ao interface para múltiplos documentos, funcionalidade que possibilita a divisão do ecrã em várias janelas, cada qual com um site diferente. Quer em janelas em cascata quer em janelas que ocupam fracções iguais do ecrã, é possível entrar em vários sites em simultâneo, sem que se perca muito conteúdo.

Outras vantagens que mantém são o baixo consumo de memória, aliado ao facto de ser mais pequeno que os seus concorrentes. A publicidade na versão gratuita surge-nos no canto superior direito da barra de ícones. Para que a navegação não se torne mais lenta, e de acordo com Hakon Lie, director do departamento tecnológico da Opera Software, o browser vai buscar a informação publicitária uma vez por mês.

Para já está apenas disponível para a plataforma Windows e em inglês, mas a empresa prepara o lançamento de versões para outras plataformas, nomeadamente para a plataforma Epoc, usada em telemóveis e PDAs, e também noutras línguas (português incluído).

É possível escolher para download uma versão que suporte Java (9.5MB) mas que é bastante mais ''pesada'' do que a versão normal (2MB). Existe ainda a possibilidade de optar pelo registo, que custa 39 dólares (quase nove mil escudos) mas que está livre de publicidade.

< Notícia anterior
Ano 2000: Microsoft registou 93 falhas
Notícia Seguinte >>
À descoberta do português


Cartoon  :  Opinião  :  Fórum  :  Primeira página  :  Voltar ao topo  
Tecnologia  :  Software  :  Jogos  :  Caderno  :  Web  :  Livraria  :  Formação